Sustentabilidade

Você está em: Home O Aeroporto Sustentabilidade

Sustentabilidade

O Aeroporto da Zona da Mata reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, investindo em tecnologias e iniciativas que reduzem os impactos ao planeta.

Esse empenho nos rendeu reconhecimentos relevantes, como a Certificação LEED Gold, que nos tornou o primeiro aeroporto do Brasil a conquistar essa marca, e a inclusão no Programa Aeroportos Sustentáveis da ANAC, entre os onze mais bem colocados.

Também desenvolvemos ações de educação ambiental por meio do Projeto Primeira Decolagem, envolvendo colaboradores e comunidades vizinhas para fortalecer nossa contribuição na preservação do meio ambiente.

Primeiro Aeroporto do Brasil com a Certificação LEED Gold

O Aeroporto da Zona da Mata foi o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental), em 2021, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações.

A certificação LEED Gold reconhece iniciativas que visam reduzir os impactos ambientais nas operações e edificações. Para conquistar o selo, o aeroporto implementou diversas ações, como:

  • Eficiência energética: Troca de lâmpadas por modelos LED, reduzindo em 73% o consumo de energia;
  • Gestão de resíduos: Implantação de composteira elétrica capaz de transformar 10kg de resíduos orgânicos em adubo;
  • Economia de água: substituição de equipamentos que possibilitam economia de cerca de 43% no consumo de água e facilita a identificação de vazamentos;
  • Iluminação e conforto térmico: Otimização de iluminação e ventilação naturais com a instalação de janelas em mais de 50% dos espaços internos;
  • Substituição de produtos de limpeza: os produtos de limpeza convencionais foram substituídos por itens de base natural.

Outras informações sobre a Certificação LEED Gold podem ser acessadas aqui.

 

Selo “Aeroportos Sustentáveis”, da ANAC

Para dar continuidade ao seu compromisso com as pautas de sustentabilidade, o Aeroporto da Zona da Mata foi eleito um dos onze aeroportos mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Programa “Aeroportos Sustentáveis” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2023.

Essa conquista foi possível graças ao destaque em critérios como coleta seletiva, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, eficiência energética, gestão de recursos hídricos, controle de emissões de gases de efeito estufa e comunicação efetiva com as autoridades locais, entre outros.

Além das adequações implementadas durante a obtenção da Certificação LEED Gold, o aeroporto agora assegura que todo o seu consumo de energia seja proveniente de fontes renováveis, adquiridas por meio do Mercado Livre de Energia (ACL).

Outras informações sobre este tópico podem ser acessadas aqui.

 

Projeto Primeira Decolagem

Além de investir na redução dos impactos ambientais, o Aeroporto da Zona da Mata promove diversas ações socioambientais com seus colaboradores e as comunidades vizinhas por meio do Projeto Primeira Decolagem.

As iniciativas de educação ambiental buscam incentivar a prática da coleta seletiva, destacando a importância da gestão adequada de resíduos sólidos para a preservação ambiental e para a redução do risco de fauna no aeroporto, contribuindo diretamente para a segurança dos voos.

Como parte do Projeto Primeira Decolagem, estudantes de escolas das cidades próximas participam de visitas educativas, com atividades lúdicas, bate-papos sobre meio ambiente e apresentações sobre o manejo da fauna no aeroporto.

Além disso, o aeroporto realiza ações sazonais, como o Natal Solidário, Dia das Crianças e atividades especiais durante a Semana do Meio Ambiente, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

 

Sobre o projeto

O Projeto Socioambiental Primeira Decolagem é uma iniciativa destinada a impactar positivamente as comunidades circunvizinhas do Aeroporto da Zona da Mata. Este projeto executa ações sociais com o propósito de facilitar o acesso da população local a atividades esportivas, de lazer, saúde e educação. A ênfase recai no desenvolvimento social, particularmente de crianças e adolescentes, visando também a redução dos impactos ambientais por meio de iniciativas de Educação Ambiental que promovem a conscientização ecológica na comunidade interna e externa.

Os benefícios advindos do Projeto Socioambiental incluem a evolução pessoal dos envolvidos, maior satisfação e motivação entre os colaboradores, contentamento dos frequentadores do Aeroporto, melhoria na infraestrutura para um ambiente mais limpo, saudável e organizado, desenvolvimento de uma cultura mais sustentável, contribuição para a segurança de voo, redução de incidentes/acidentes aeronáuticos e oferta de serviços sociais.

Dessa forma, o Aeroporto da Zona da Mata se configura como uma relevante parceira no desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida na comunidade local. A implementação de medidas de sustentabilidade ambiental e o fomento às ações sociais no Aeroporto, constituem aspectos essenciais e fundamentais para alcançar os objetivos delineados pela política ambiental da unidade aeroportuária.

Translate »